Pular para o conteúdo principal

A EXCELÊNCIA DE JESUS CRISTO

 A EXCELÊNCIA DE JESUS CRISTO 


A EXCELÊNCIA DE JESUS CRISTO

Mateus 1:21 

21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Hebreus 1:1-4

1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,

2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

4 Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.

EXCELÊNCIA 

Característica do que é excelente; qualidade muito superior; em que há excelência; de teor elevado. Forma de tratamento conferida a quem pertence ao mais alto nível de uma hierarquia social, que ocupa posições ou funções de nível nobre, político, diplomático, eclesiástico ou profissional relevantes; Grau máximo de bondade, qualidade ou perfeição.

Ainda que o dicionário me ajude a compreender o termo excelência,  eu, Pastor Gilcimar lopes, tenho muita dificuldade para falar o quão excelente é JESUS CRISTO, contudo, através das escrituras em uma análise simples, vamos tentar compreender melhor a GRANDEZA DO NOSSO SALVADOR.

1- A EXCELÊNCIA DO NOME

Filipenses 2:9-11

9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;

10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Quando os homens rendem culto a Jesus não se jogam a seus pés com uma esmagadora submissão, mas com um amor maravilhado. A pessoa não diz: "Não posso resistir a um poder como este", mas sim: "Um amor tão assombroso e tão divino exige toda minha alma e todo meu ser". Não diz: "Fui reduzido e submetido", mas sim: "Estou abismado no assombro, no amor e no louvor." Não é o poder de Cristo que reduz ao homem e o submete; é o amor maravilhoso de Cristo que faz com que o homem se ajoelhe com um amor maravilhado. A adoração se baseia não no temor, mas no amor. 

Paulo diz ademais que, como conseqüência do amor sacrificial e da abnegação de Jesus, Deus lhe deu um nome que está acima de todo nome. É comum na Bíblia dar um nome novo para marcar um estágio novo e determinado na vida do homem. Abrão se converteu em Abraão quando recebeu a promessa de Deus (Gênesis 17:5). Jacó se converteu em Israel quando Deus entrou em nova relação com ele (Gênesis 32:28). A promessa de Cristo ressuscitado tanto a Pérgamo como a Filadélfia tem por objeto um nome novo (Apocalipse 2:17; 3:12). O novo nome é o signo de uma nova situação. Qual foi então o novo nome que Cristo recebeu? Não podemos determinar com absoluta segurança o pensamento de Paulo, mas o mais provável é que foi Senhor. O grande título pelo qual Jesus chegou a ser conhecido na Igreja primitiva foi Kyrios. Jesus se fez especificamente o Senhor Jesus. 

A palavra Kyrios tem uma história luminosa. 

(1) Começou significando senhor ou proprietário. Foi sempre um título de respeito. 

(2) Chegou a ser o título oficial dos imperadores romanos; o imperador romano era Kyrios em grego e Dominus em latim, ou seja Senhor e Dono. 

(3) Chegou a ser o título dos deuses pagãos; cada um dos deuses tinha o título de kyrios – senhor – como prefixo do nome próprio. 

4) Kyrios era o termo grego que traduzia a Jeová na versão grega das Escrituras. Desta maneira, quando Jesus era chamado Kyrios, Senhor, significava que era o Senhor e o Dono de toda vida, o Rei dos reis e Senhor de imperadores; o Senhor de uma maneira em que os deuses pagãos e os ídolos mudos jamais podiam sê-lo. Era nada menos que divino. O novo nome de Jesus com Aquele que todo o universo o chamará um dia é Senhor. 

2 - A EXCELÊNCIA DA PALAVRA

Mateus 24:35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

QUE MOMENTO!!! Sim, um momento maravilhoso, estou falando da consumação de todas as coisas, o evento aguardado com muita expectativa pela igreja. Alguns nomes são dados para esse evento: "a volta de Jesus Cristo",  "o fim do mundo", "a consumação dos séculos", "apocalipse" etc... Isso significa que tudo passará,  é nisto que a EXCELÊNCIA DA PALAVRA aparece, pois o texto bíblico diz que passarão os céus e a terra mas as Palavras de Jesus Cristo não passará, ou seja permanecerá .

Hebreus 4:12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

3 - A EXCELÊNCIA DE SUA MORTE

Hebreus 7:25-27

25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
27 Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.

O maior de todos os sacrifícios levíticos começava com um sacrifício pelo pecado do próprio sumo sacerdote. Este é um sacrifício 
que Jesus jamais precisou fazer porque Ele não tinha pecado. O sumo sacerdote levítico era um homem pecador que oferecia o sacrifício de animais por outros pecadores; Jesus era o filho de Deus, sem pecado, que 
se oferecia a si mesmo pelo pecado de todos os homens. O sumo sacerdócio levítico tinha sido estabelecido pela Lei, mas o próprio 
juramento de Deus tinha dado a Jesus seu cargo. E porque era o que era — o Filho de Deus sem pecado — estava em perfeitas condições para seu ofício, como nenhum sumo sacerdote humano poderia jamais estar. Logo, a sua morte foi inigualável,  única , maravilhosa e excelente,  dando assim a oportunidade para que todos se aproximem de Deus.

4 - A EXCELÊNCIA DA RESSURREIÇÃO 

Romanos 1:4-6

4  Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,
5 Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome,
6 Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo.

Romanos 8:31-34

31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

Esta é um das passagens mais líricas que Paulo tenha escrito. No versículo 32 há uma maravilhosa alusão e reminiscência que poderia manter qualquer judeu que conhecesse bem seu Antigo Testamento. Paulo diz com efeito: "Deus por nós não poupou a seu próprio Filho; certamente esta é a garantia final de que ele nos ama suficientemente para suprir todas nossas necessidades." Agora, as palavras que Paulo usa com referência a Deus são as mesmas palavras que Deus usa com respeito a Abraão, quando Abraão provou sua total lealdade a Deus ao estar disposto a sacrificar a seu próprio filho Isaque pelo mandamento de Deus. Deus disse a Abraão: “Não me negaste o teu único filho" (Gênesis 22:16). Paulo parece dizer: "Pense no maior exemplo no mundo de lealdade do homem a Deus; a lealdade de Deus a ti é semelhante a esta." Exatamente como Abraão foi tão leal a Deus, que esteve disposto a sacrificar a sua possessão mais querida por causa de Deus; assim Deus é tão leal aos homens, que está disposto a sacrificar a seu próprio Filho por eles. Certamente podemos confiar em uma lealdade como esta para qualquer coisa. É difícil saber exatamente como tomar os versículos 33-35. Há duas maneiras de tomá-los e ambas encerram um excelente sentido e uma preciosa verdade. 

(1) Podemos tomar estes versículos como duas declarações, seguidas de duas perguntas que provêem as inferências que se seguem 
dessas declarações. 

(a) É Deus quem absolve os homens — esta é a declaração. Sendo assim quem pode condená-los? Se o homem for absolvido por Deus, então é salvado de qualquer outra condenação. 

(b) Nossa fé é em Cristo que morreu e ressuscitou e que vive para sempre — esta é a declaração. Se isto for assim há algo neste ou em qualquer outro mundo que nos possa separar de nosso Senhor ressuscitado? Se o tomamos desta maneira sentamos duas grandes verdades: (a) Deus nos absolveu; portanto ninguém pode nos condenar; 

(b) Cristo ressuscitou; portanto nada pode nos separar dEle. 

(2) Mas há outra maneira de tomá-lo. Deus nos absolveu. Quem, pois, pode levantar-se em juízo contra nós e nos condenar? A resposta é que o Juiz de todos os homens é Jesus Cristo. Ele é o único que tem direito a condenar; mas longe de condenar, Ele está sentado à mão direita de Deus e intercede por nós, e portanto estamos seguros. Pode ser que no versículo 34 Paulo esteja fazendo algo maravilhoso. Vejamos o que diz de Jesus. Diz quatro coisas a respeito de Jesus: 

(a) Ele morreu 
(b) Ele ressuscitou
(c) Ele está à mão direita de Deus
(d) Ele ali intercede por nós e advoga por nós.

Então a RESSURREIÇÃO de Jesus Cristo está no contexto glorioso ao qual todos os que crêem foram beneficiados fazendo parte da família de Deus. 

Hebreus 1:1-4

1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
4 Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.

Acesse os links abaixo, adquire nosso material e cresça na Graça e no conhecimento de nosso senhor Jesus Cristo.


Acesse os links abaixo, adquire nosso material e cresça na Graça e no conhecimento de nosso senhor Jesus Cristo.


PASTOR GILCIMAR LOPES

ACESSE O LINK ABAIXO E TENHA ACESSO AOS CURSOS

DISCIPULADO IMPACTO

Whatsapp Discipulado Impacto

Curso de Homilética - O pregador e a Pregação

Seminário Teológico Livre Discipulado Impacto - On line

                    Apenas R$ 23,62

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO:

 TEOLOGIA SISTEMÁTICA  TEOLOGIA: DOUTRINA DE DEUS /  CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO  PARACLETOLOGIA: DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO  SOTERIOLOGIA: DOUTRINA DA SALVAÇÃO  A TRINDADE /  ANGELOLOGIA: A DOUTRINA DOS ANJOS  BATALHA ESPIRITUAL  ESCATOLOGIA: A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS 10  BIBLIOLOGIA: A DOUTRINA DA BÍBLIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 TRANSIGÊNCIA RELIGIOSA

Ú ÚLTIMOS DIAS DE PREPARAÇÃO -Mt 24 AUMENTO DOS FALSOS PROFETAS E DA TRANSIGÊNCIA RELIGIOSA DENTRO DA IGREJA 1 –TRANSIGÊNCIA RELIGIOSA > Aquele que cede espontaneamente a prática da fé.(apóstata) a) TRANSIGÊNCIA – Ceder, condescender, transigir, vacilar.  2 – PASSAGENS BÍBLICAS QUE LIDAM COM A TRANSIGÊNCIA RELIGIOSA a) O AUMENTO DA INIQUIDADE   Mt 24:12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. COMENTÁRIO:  Você tem percebido o aumento da iniquidade. b) A FÉ SERÁ ESCASSA Lc 18:8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? COMENTÁRIO >   A pergunta retórica implica que a fé será escassa. As palavras de nosso Senhor não predizem uma melhoria geral das condições espirituais no mundo antes de sua volta. c) APOSTASIA DURANTE AS HERESIAS 2Ts 2:3 Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se ...

TIPOS DE CRENTE

" V VEJA OS SEIS PRINCIPAIS TIPOS DE CRENTES QUE ENCONTRAMOS NAS IGREJAS " Por  Pastor Gilcimar Lopes   Assim como numa família cada filho tem uma maneira de ser, na Igreja de Cristo não poderia ser diferente. De uma forma bem-humorada apresentamos abaixo os tipos inesquecíveis que podem ser encontrados em qualquer igreja evangélica: 1) O crente FREEZER : Ele é sempre frio e impassível. O culto foi maravilhoso, o coral cantou como os anjos, a glória de Deus foi manifesta, muita emoção.... mas ele continuou lá, firme: não moveu um músculo, não "viu" nada, não "sentiu" nada, não se abriu ao amor, à Graça... Passagem bíblica preferida: "Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações e não chorastes" (Lc 7.32) 2) O crente QUIABO : esse é difícil de "pegar", escorrega sempre. Ele nunca pode ir a um trabalho especial da igreja, ele nunca pode assumir nenhum cargo ou responsabilidade... E tem sempre um...

VOLTANDO A DEUS COM O PASTOR GILCIMAR LOPES

VOLTANDO A DEUS COM  O PASTOR GILCIMAR LOPES BIOGRAFIA PASTOR GILCIMAR LOPES ,  natural de São João de Meriti-Rj. Casado com RAVINE LOPES , pai de SAMUEL LOPES e NÍCOLAS LOPES , filho de GILBERTO CORREIA e LAURA LOPES . Fez o seu curso de Bacharel em Teologia na Faculdade Teológica Nacional, ativo no ministério de JESUS CRISTO cooperando como professor de escola dominical, palestrante sistemático, pregador e conferencista.  Servindo atualmente como Pastor presidente na Igreja ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO JERUSALÉM DE INHOAÍBA - RJ . Consagrado ao Ministério pastoral aos 32 anos, no dia 09 de Novembro de 2013, por CARLOS HENRIQUE DA SILVA CRUZ pastor presidente da CATEDRAL DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS MINISTÉRIO DEUS DE PODER E GLÓRIA - COSMOS - RJ . Também é fundador do Ministério JATEC - Jovens Ardentes em tempo de crise e Ministério de Discipulado IMPACTO .  Tendo como maior satisfação ser servo de JESUS CRISTO , procurando observar a palavra do Senh...