A EXCELÊNCIA DE JESUS CRISTO
A EXCELÊNCIA DE JESUS CRISTO
Mateus 1:21
21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Hebreus 1:1-4
1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
4 Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
EXCELÊNCIA
Característica do que é excelente; qualidade muito superior; em que há excelência; de teor elevado. Forma de tratamento conferida a quem pertence ao mais alto nível de uma hierarquia social, que ocupa posições ou funções de nível nobre, político, diplomático, eclesiástico ou profissional relevantes; Grau máximo de bondade, qualidade ou perfeição.
Ainda que o dicionário me ajude a compreender o termo excelência, eu, Pastor Gilcimar lopes, tenho muita dificuldade para falar o quão excelente é JESUS CRISTO, contudo, através das escrituras em uma análise simples, vamos tentar compreender melhor a GRANDEZA DO NOSSO SALVADOR.
●1- A EXCELÊNCIA DO NOME
Filipenses 2:9-11
9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
Quando os homens rendem culto a Jesus não se jogam a seus pés com uma esmagadora submissão, mas com um amor maravilhado. A pessoa não diz: "Não posso resistir a um poder como este", mas sim: "Um amor tão assombroso e tão divino exige toda minha alma e todo meu ser". Não diz: "Fui reduzido e submetido", mas sim: "Estou abismado no assombro, no amor e no louvor." Não é o poder de Cristo que reduz ao homem e o submete; é o amor maravilhoso de Cristo que faz com que o homem se ajoelhe com um amor maravilhado. A adoração se baseia não no temor, mas no amor.
Paulo diz ademais que, como conseqüência do amor sacrificial e da abnegação de Jesus, Deus lhe deu um nome que está acima de todo nome. É comum na Bíblia dar um nome novo para marcar um estágio novo e determinado na vida do homem. Abrão se converteu em Abraão quando recebeu a promessa de Deus (Gênesis 17:5). Jacó se converteu em Israel quando Deus entrou em nova relação com ele (Gênesis 32:28). A promessa de Cristo ressuscitado tanto a Pérgamo como a Filadélfia tem por objeto um nome novo (Apocalipse 2:17; 3:12). O novo nome é o signo de uma nova situação. Qual foi então o novo nome que Cristo recebeu? Não podemos determinar com absoluta segurança o pensamento de Paulo, mas o mais provável é que foi Senhor. O grande título pelo qual Jesus chegou a ser conhecido na Igreja primitiva foi Kyrios. Jesus se fez especificamente o Senhor Jesus.
A palavra Kyrios tem uma história luminosa.
(1) Começou significando senhor ou proprietário. Foi sempre um título de respeito.
(2) Chegou a ser o título oficial dos imperadores romanos; o imperador romano era Kyrios em grego e Dominus em latim, ou seja Senhor e Dono.
(3) Chegou a ser o título dos deuses pagãos; cada um dos deuses tinha o título de kyrios – senhor – como prefixo do nome próprio.
4) Kyrios era o termo grego que traduzia a Jeová na versão grega das Escrituras. Desta maneira, quando Jesus era chamado Kyrios, Senhor, significava que era o Senhor e o Dono de toda vida, o Rei dos reis e Senhor de imperadores; o Senhor de uma maneira em que os deuses pagãos e os ídolos mudos jamais podiam sê-lo. Era nada menos que divino. O novo nome de Jesus com Aquele que todo o universo o chamará um dia é Senhor.
●2 - A EXCELÊNCIA DA PALAVRA
Mateus 24:35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
QUE MOMENTO!!! Sim, um momento maravilhoso, estou falando da consumação de todas as coisas, o evento aguardado com muita expectativa pela igreja. Alguns nomes são dados para esse evento: "a volta de Jesus Cristo", "o fim do mundo", "a consumação dos séculos", "apocalipse" etc... Isso significa que tudo passará, é nisto que a EXCELÊNCIA DA PALAVRA aparece, pois o texto bíblico diz que passarão os céus e a terra mas as Palavras de Jesus Cristo não passará, ou seja permanecerá .
Hebreus 4:12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
●3 - A EXCELÊNCIA DE SUA MORTE
Hebreus 7:25-27
25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
27 Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
O maior de todos os sacrifícios levíticos começava com um sacrifício pelo pecado do próprio sumo sacerdote. Este é um sacrifício
que Jesus jamais precisou fazer porque Ele não tinha pecado. O sumo sacerdote levítico era um homem pecador que oferecia o sacrifício de animais por outros pecadores; Jesus era o filho de Deus, sem pecado, que
se oferecia a si mesmo pelo pecado de todos os homens. O sumo sacerdócio levítico tinha sido estabelecido pela Lei, mas o próprio
juramento de Deus tinha dado a Jesus seu cargo. E porque era o que era — o Filho de Deus sem pecado — estava em perfeitas condições para seu ofício, como nenhum sumo sacerdote humano poderia jamais estar. Logo, a sua morte foi inigualável, única , maravilhosa e excelente, dando assim a oportunidade para que todos se aproximem de Deus.
●4 - A EXCELÊNCIA DA RESSURREIÇÃO
Romanos 1:4-6
4 Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,
5 Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome,
6 Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo.
Romanos 8:31-34
31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Esta é um das passagens mais líricas que Paulo tenha escrito. No versículo 32 há uma maravilhosa alusão e reminiscência que poderia manter qualquer judeu que conhecesse bem seu Antigo Testamento. Paulo diz com efeito: "Deus por nós não poupou a seu próprio Filho; certamente esta é a garantia final de que ele nos ama suficientemente para suprir todas nossas necessidades." Agora, as palavras que Paulo usa com referência a Deus são as mesmas palavras que Deus usa com respeito a Abraão, quando Abraão provou sua total lealdade a Deus ao estar disposto a sacrificar a seu próprio filho Isaque pelo mandamento de Deus. Deus disse a Abraão: “Não me negaste o teu único filho" (Gênesis 22:16). Paulo parece dizer: "Pense no maior exemplo no mundo de lealdade do homem a Deus; a lealdade de Deus a ti é semelhante a esta." Exatamente como Abraão foi tão leal a Deus, que esteve disposto a sacrificar a sua possessão mais querida por causa de Deus; assim Deus é tão leal aos homens, que está disposto a sacrificar a seu próprio Filho por eles. Certamente podemos confiar em uma lealdade como esta para qualquer coisa. É difícil saber exatamente como tomar os versículos 33-35. Há duas maneiras de tomá-los e ambas encerram um excelente sentido e uma preciosa verdade.
(1) Podemos tomar estes versículos como duas declarações, seguidas de duas perguntas que provêem as inferências que se seguem
dessas declarações.
(a) É Deus quem absolve os homens — esta é a declaração. Sendo assim quem pode condená-los? Se o homem for absolvido por Deus, então é salvado de qualquer outra condenação.
(b) Nossa fé é em Cristo que morreu e ressuscitou e que vive para sempre — esta é a declaração. Se isto for assim há algo neste ou em qualquer outro mundo que nos possa separar de nosso Senhor ressuscitado? Se o tomamos desta maneira sentamos duas grandes verdades: (a) Deus nos absolveu; portanto ninguém pode nos condenar;
(b) Cristo ressuscitou; portanto nada pode nos separar dEle.
(2) Mas há outra maneira de tomá-lo. Deus nos absolveu. Quem, pois, pode levantar-se em juízo contra nós e nos condenar? A resposta é que o Juiz de todos os homens é Jesus Cristo. Ele é o único que tem direito a condenar; mas longe de condenar, Ele está sentado à mão direita de Deus e intercede por nós, e portanto estamos seguros. Pode ser que no versículo 34 Paulo esteja fazendo algo maravilhoso. Vejamos o que diz de Jesus. Diz quatro coisas a respeito de Jesus:
(a) Ele morreu
(b) Ele ressuscitou
(c) Ele está à mão direita de Deus
(d) Ele ali intercede por nós e advoga por nós.
Então a RESSURREIÇÃO de Jesus Cristo está no contexto glorioso ao qual todos os que crêem foram beneficiados fazendo parte da família de Deus.
Hebreus 1:1-4
1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
4 Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
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